Como China e Israel são países referência em inovação?

Blog Português (Brasil) Empreendedorismo Inovação & Tecnologia Startup Nation - Israel Startups Inovadoras

Um país de dimensões continentais e uma cultura milenar, a China é hoje referência em inovação. Assim como Israel, que apesar de estar no centro de uma

região repleta de conflitos e muita instabilidade consegue se desenvolver e fomentar novos negócios. Mas a perspectiva para esses dois países tem mudado nos últimos anos, muito por conta da ampliação do empreendedorismo e do crescimento econômico.

Agora, ambos são conhecidos como grandes polos globais de inovação. E seus governos não poupam esforços e incentivos para viabilizar novos negócios. Os mercados estão muito mais abertos e receptivos, o que faz com que as duas regiões se tornem berços de grandes empresas e startups.

E como esses países, tão fechados e restritos, e que já enfrentaram tantos impasses para se tornarem grandes potências, conseguem ser referência em inovação? Saiba um pouco mais sobre esse assunto em detalhes durante a leitura deste artigo!

Cultura empreendedora é imposta desde cedo

Tanto na China quanto em Israel, a cultura empreendedora é imposta desde cedo. Alguém que tenha uma boa ideia e consiga transformá-la em negócio consegue feedback de pessoas mais experientes. O próprio governo dos dois países incentiva que seus órgãos públicos e que outras empresas adotem produtos e soluções desenvolvidas por ali.

Logo na universidade, os estudantes interessados têm total acesso a recursos e aprendizado para colocarem suas ideias em prática. Não é à toa que o ensino desses países é considerado de primeira linha. Tudo isso ajuda a formar uma boa rede de contatos, que resulta em investimento, infraestrutura e mentoria. Mesmo quem fracassa recebe respaldo para se reestabelecer, pois chineses e israelenses enxergam o fracasso apenas como parte do processo necessário para se chegar ao sucesso.

Políticas públicas são estabelecidas para fomentar o empreendedorismo

O governo de ambos os países também está presente para fomentar o empreendedorismo em seus territórios. Em Israel, o governo fornece linhas de créditos especiais para quem quer abrir um negócio e também agilidade para passar por esse processo. O mesmo vale para a China, que permite que uma empresa seja aberta em apenas 30 dias.

Somente esse incentivo já é suficiente para dar start em várias novas ideias, que se transformam em gigantescas soluções para atender até mesmo a outros países. Isso, por sua vez, promove uma abertura de mercado ainda maior e movimenta a economia. Enquanto isso, os empreendedores desses países continuam em um trabalho constante para serem reconhecidos como referência em inovação.

Estimulo à inovação nunca para

Israel e China são referência em inovação porque o estímulo a esse desenvolvimento jamais para. Suas universidades têm reconhecimento internacional justamente por fornecer a seus pesquisadores total liberdade para criar e empreender. Os governos dos dois locais permitem a atuação desses profissionais dentro e fora do ramo da pesquisa, o que permite que sua evolução seja permanente.

Alguns centros de ensino superior, inclusive, oferecem capital para abertura de novos negócios. Ou seja, não há espaço para desistir de um negócio por lá, porque o ambiente já é propício para que tudo corra da melhor maneira possível. Israel, por exemplo, abriga até mesmo centros de pesquisa de outros países, como Microsoft e Apple, tamanha estrutura apresenta para isso.

A educação é para todos e contribui para a imagem de referência em inovação

Na China e em Israel, o ensino é de qualidade, do básico ao superior. Por este motivo, toda a população possui uma alta qualificação profissional e está preparada para ingressar no competitivo mercado empreendedor. Boa parte dos empreendedores, inclusive, tem alguma formação em pós-graduação, como mestrado ou MBA.

As universidades também recebem imersões de estrangeiros, devido a sua grande popularidade. E, por causa dessas especializações, os profissionais se tornam autoridades em suas áreas de atuação. Sendo assim, sabem administrar muito bem seu negócio e colocar as ideias em prática, além de fazer bom uso dos incentivos do governo e dos investimentos recebidos.

Objetividade e naturalidade ajudam no cotidiano

Como o empreendedorismo é algo comum na rotina israelense e chinesa, os empreendedores desses locais enfrentam desafios e tomam decisões com muita naturalidade. Raramente se perdem em enrolações, optando sempre por caminhos mais objetivos. Essas características são famosas e inspiradoras, e explicam também porque os países se tornaram referência em inovação.

Os empreendedores desses locais estão abertos a escutar um feedback negativo, têm disposição para entregar melhorias e enxergam oportunidades em problemas, algo que não se vê com frequência em outros lugares do mundo. O Waze, por exemplo, foi criado em Israel para solucionar questões do trânsito do país, e hoje já atua em muitos outros países, inclusive no Brasil.

Caráter resistente dos empreendedores também é marcante

Israel e China são países que já enfrentaram muitas dificuldades e conflitos. Portanto, a população cresceu e se desenvolveu moldada por esse tipo de situação. Seu caráter resistente é marcante e reflete também em suas ações empreendedoras. Em Israel, muitos jovens e estudantes passam pelo serviço militar. Na China, somente agora as mulheres estão quebrando paradigmas e conquistando seu espaço nos negócios, algo que até pouco tempo não era aceito e nem bem visto pela sociedade.

Em ambos os casos, os empreendedores desenvolvem perfis autônomos, seguros e empenhados em desenvolver sempre o melhor, e, principalmente, mais inovador. E isso faz muita diferença em seu trabalho. Também é por causa desses motivos que esses países são tidos não somente como referência em inovação, mas como uma grande inspiração para quem deseja dar os primeiros passos no mercado com assertividade.

E então, conseguiu entender um pouco mais sobre como países fechados como Israel e China se tornam referência em inovação para todo o mundo? Agora, é hora de se aprofundar um pouquinho mais sobre o assunto e descobrir o que é realizado nessas regiões.

Você pode começar acessando 6 novidades no polo de inovação da China e vir a se surpreender com os últimos acontecimentos no mercado do país.