Como analisar se minha ideia tem potencial?

Blog Português (Brasil) Carreira Empreendedorismo Inovação & Tecnologia

Identificar uma ideia promissora a princípio parece uma tarefa simples. Mas, na verdade, é bastante delicada: para que ela realmente receba essa classificação, é preciso muito trabalho e disciplina. Em geral, quando algo surge em nossa mente, é comum encarar o projeto como único e genial, com poucas chances de dar errado. E nem sempre é assim: às vezes, ele não passa de uma hipótese inicial.

Então, você se pergunta: como analisar se minha ideia tem potencial? Se você acha que pode desenvolver algo realmente interessante, primeiro saiba que o real teste vem somente quando a empresa ou produto estiverem no mercado. Até lá, lide conscientemente com o risco, que faz parte de todo esse processo. Isso não é sinal para desanimar, apenas para ter cuidado com a tomada de decisões.

Porém, com uma análise bem direcionada, é possível antever alguns detalhes que podem ajudar bastante no sucesso de seus planos. Continue a leitura e saiba como colocá-la em prática através de um guia de perguntas básicas!

Minha ideia tem potencial para resolver um problema?

Para começar, é muito importante saber se a ideia se mostra como solução para um problema. E, mais importante do que isso, é entender se esse problema é real e importante para quem o enfrenta. Caso já existam algumas saídas disponíveis no mercado, a análise fica mais complexa, pois é preciso descobrir se elas são satisfatórias e o que você usará como diferencial.

De nada adianta ter uma ideia se existem outras maneiras de executá-la bem. Lembre-se de que é complicado mudar o comportamento de um consumidor que já sente que a sua necessidade está suprida. Mas se você quiser mesmo entrar de cabeça nessa tarefa desafiadora, estude os melhores caminhos para viabilizá-la, pois isso deixará o seu caminho um pouco mais longo.

Quais funcionalidades desejo desenvolver nesse projeto?

Sim, minha ideia tem potencial. Se essa foi sua conclusão após a primeira etapa, é hora de desenvolver melhor as funcionalidades desse projeto. Como ela resolverá o problema, com eficiência, gastos acessíveis e inovação? Pense de forma prática se ela também apresenta potencial para ser replicada, tecnologia necessária e viabilidade técnica. Do contrário, ficará difícil tirá-la do papel.

Um bom exemplo de ideia que funcionou é a Nespresso, que identificou a vontade das pessoas em tomar um café gourmet, que deveria ser preparado com facilidade como parte da experiência de degustação. Conseguiu visualizar? Seja crítico em relação à sua ideia e jogue pesado para criar vantagem competitiva. Não caia no mito de que não existirão concorrentes a princípio, porque se o consumidor encontrar outra maneira de atingir seu objetivo, isso será um novo problema para você.

Meu modelo de negócio é mesmo consistente?

Uma ideia só é realmente executável se seguir um modelo de negócio consistente. Ou seja, se ela consegue realmente gerar valor, entregá-lo em totalidade e ainda capturá-lo de novas formas. Defina como e onde você deseja comercializar seus produtos ou serviços, nunca pare de trabalhar em cima deles, encontre maneiras de tornar os custos menores e invista em uma boa divulgação.

Através desse planejamento, você conseguirá mensurar a produção daquilo que você oferece e se você já tem ou precisa de mais complementadores da ideia. Somente através de todas essas questões é possível sustentar uma ideia para que ela realmente comece a efetivamente resolver problemas importantes.

Estou preparado para lidar com incertezas?

Minha ideia tem potencial, mas enfrentará algumas incertezas: essa afirmação deve estar presente em todo o planejamento de seu projeto. Este ainda não é o momento de realizar uma análise financeira, mas sim registrar em quais pressupostos a ideia e o plano de negócios têm apoio. A partir disso, fica mais fácil visualizar se um plano de aprendizagem também será necessário e o que fazer para que ele custe pouco a atue bem.

Nesse estágio, é importante também mapear sua ideia e descobrir onde ela pode ter tido início. Se ela for uma melhoria de algo existente, por exemplo, é fundamental se certificar de que os criadores do plano original não detêm domínio daquilo ou não sabiam sobre a ideia. Dessa maneira, você evita muitos problemas e ainda se prepara melhor para enfrentar algum impasse que talvez seja inevitável.

A ideia tem chances de chegar a um resultado financeiro interessante?

Agora sim chega a parte que preocupa a maioria dos empreendedores: análise das questões financeiras! Como será o retorno da sua ideia? Coloque no papel tudo o que for relacionado a receitas, despesas e investimentos necessários. Em seguida, passe para a parte mais técnica, que está ligada a capital de giro e fluxo de caixa, dois pontos essenciais para a saúde de qualquer negócio.

Com tudo alinhado, você conseguirá simular e programar a fase de entrada, desenvolvimento, crescimento e maturação da ideia, assim como as possibilidades de falhas e reajustes no plano original. Antecipar essa etapa da análise não muda nada em seu resultado, então tenha paciência para realizá-la por último, quando tudo estiver mais estruturado.

De fato, projetar o futuro de uma ideia leva um pouco de tempo. Quem deseja empreender precisa realizar essa análise com ainda mais atenção se ainda for iniciante. Mas basta ter foco ao desenvolver cada etapa e escolher o momento correto para isso para que tudo siga rumo ao êxito. Nesse meio tempo, não deixe de estudar, fazer cursos voltados para empreendedorismo e aprender as últimas tendências de mercado. Assim, você nunca fica para trás e consegue acompanhar melhor a evolução de seu negócio, sempre através de boas práticas.

Consegue ter uma resposta satisfatória para todos esses pontos? Então repita para si mesmo: “minha ideia tem potencial e eu vou fazer com que ela aconteça”! Não perca mais tempo e comece agora mesmo a estudar suas possibilidades e contatos. Com bastante foco e dedicação, pode ter certeza de que os resultados serão surpreendentes.

Gostou dessas dicas para análise? Sabe de algum item que poderia também ser levado em conta nesse cenário? Já é um empreendedor consolidado e tem mais dicas para dar? Então deixe um comentário abaixo com o relato de sua experiência!