9 filmes na Netflix sobre Empreendedorismo

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva Empreendedorismo Sem categoria

Empreender é uma tarefa de vários componentes. Para começar um negócio e maximizar as chances de sucesso, é preciso ter uma boa ideia, entendimento de mercado e muita persistência.

No caminho, também é essencial contar com os conhecimentos certos. Ao saber identificar desafios e oportunidades, fica fácil desviar das diversas armadilhas. Nesse sentido, ter preparação é muito importante.

Além de acompanhar notícias e livros, também é possível explorar outras produções. Para ter todas as ferramentas necessárias, conheça 9 filmes na Netflix sobre empreendedorismo!

1. Steve Jobs — O Homem e a Máquina

Steve Jobs foi o responsável por inventar o Mac e estimular a competição com a Microsoft. Também presidiu a Pixar e levou a Apple ao patamar que a gigante do Vale do Silício ocupa hoje no mercado. Não fosse por sua atuação, seria difícil dizer onde a tecnologia estaria agora.

Embora a sua influência seja inegável, o que nem todo mundo conhece é o seu método de trabalho. Perfeccionista e determinado, Jobs lutou para construir a sua visão. É exatamente isso que “Steve Jobs — O Homem e Máquina”, de 2015, procura mostrar.

Para os empreendedores, é um jeito de explorar a mente brilhante de Jobs, além de entender a importância de tomar decisões com assertividade.

2. Print the Legend

Até pouco tempo atrás, a impressão 3D era uma tecnologia que existia apenas nos filmes. Com a atuação de empreendedores obstinados, a tecnologia mais revolucionária desde o computador tem ficado acessível.

O documentário “Print the Legend” mostra essa jornada e é um dos melhores filmes na Netflix sobre empreendedorismo. Lançado em 2014, conta a história dos empresários do ramo e como eles focaram na revolução da impressão 3D.

Além de explorar a história dessa revolução, é um ótimo incentivo para que os novos empreendedores não desistam.

3. Silicon Cowboys

Em 1982, não era nem a Microsoft e nem a Apple que dominavam o mercado. A IBM era imbatível no ramo dos computadores — até que surgiram três fundadores e cujos apelidos deram origem ao documentário “Silicon Cowboys”, de 2016.

Os criadores da Compaq Computer chegaram ao Vale do Silício e decidiram enfrentar e gigante da época com um computador portátil. Seguindo um caminho improvável, a pequena competidora ajudou a transformar o mercado e torná-lo o que é hoje.

É uma excelente inspiração para os empreendedores que têm medo de tentar ou que ficam apavorados com os grandes players. Com a atuação certa, é possível fazer a diferença.

4. Moneyball — O Homem que Mudou o Jogo

Empreender tem tudo a ver com liderança. Então, assistir a “Moneyball — O Homem que Mudou o Jogo” é uma ótima escolha. Estrelado por Brad Pitt e lançado em 2012, conta a história de Billy Beane. Gerente de um time de beisebol, é surpreendido com um corte no orçamento.

Em vez de se deixar abater, Beane traça uma estratégia com a ajuda de Peter Brand. Com a contratação de jogadores baratos, utilizou dados estatísticos e colocou a equipe entre as principais do país.

Trata-se de uma dose extra de motivação, fala sobre o papel da liderança e ainda aponta a necessidade de saber fazer mais com menos.

5. Tony Robbins: Eu Não Sou Seu Guru

Saber criar uma experiência única e transformadora, muitas vezes, é o suficiente para dar certo no mercado. O documentário “Tony Robbins: I Am Not Your Guru”, de 2016, mostra as técnicas pouco usuais de Tony Robbins.

O escritor e palestrante não apenas oferece mudanças de vida no palco, mas traz insights poderosos sobre como empreender. Com um programa de imersão milionário e uma agenda sempre lotada, demonstra a importância de oferecer algo de alto valor agregado.

É uma boa escolha entre os filmes na Netflix sobre empreendedorismo porque traz uma nova visão e ainda garante alguns conselhos muito úteis.

6. Happy

Um dos segredos para empreender com sucesso é atender a uma necessidade do público. Para ser bem-sucedido nessa missão, é possível almejar um aspecto: a felicidade do consumidor. Deixar o cliente feliz é um jeito de atraí-lo, mantê-lo por perto e chamar mais pessoas.

Mas, afinal, qual é o sentido da felicidade? É essa pergunta que o documentário “Happy” se propõe a responder. Com achados da ciência e a procura em diversas partes do mundo, traz uma abordagem sobre o que, de fato, torna as pessoas felizes.

Para quem empreende, é uma excelente oportunidade para conhecer melhor a mente de quem consome.

7. Prenda-me Se For Capaz

Lançado em 2002, “Catch Me If You Can” é estrelado por Leonardo DiCaprio. A história, baseada em fatos, revela a trajetória de Frank Abagnale Jr.

Antes dos 18 anos, ele já havia trabalhado como advogado, médico e copiloto de prestígio. Um mestre da fraude, foi o mais bem-sucedido assaltante de banco na história. No meio de tantas aventuras, precisou se livrar de um obstinado agente do FBI.

O que isso tem a ver com abrir o próprio negócio? O filme mostra a importância da persuasão, sem deixar de demonstrar como é relevante seguir o caminho adequado.

8. Como Mudar o Mundo

O empreendedorismo social nunca esteve tão em alta. Agora, é preciso agir para causar um bom impacto na sociedade e na comunidade, já que existe uma exigência cada vez maior nesse aspecto.

Lançado em 2015, o documentário “How to Change the World” conta a história de ativistas que fizeram um protesto contra os testes nucleares. O ano era 1970 e aquela era a semente que deu origem ao Greenpeace.

Esse é um dos destacáveis filmes na Netflix sobre empreendedorismo porque traz uma visão inédita sobre o que considerar ao abrir um novo negócio.

9. The True Cost

O lucro é um dos objetivos de qualquer empreendimento. Para tanto, é preciso estimular o consumo e a compras por parte do público.

Diante da necessidade de ter uma visão crítica e social, entretanto, vale assistir ao documentário “The True Cost”. Lançado em 2015, apresenta quais são os impactos das peças de baixo custo em países de terceiro mundo. Também demonstra o papel da exploração nas fábricas e a influência dos consumidores nessa pressão.

É uma ótima forma de refletir sobre a atuação responsável, as boas práticas de mercado e a importância de se posicionar corretamente.

Os filmes na Netflix sobre empreendedorismo trazem inspirações, ideias inéditas e até reflexões sociais relevantes. Como consequência, você estará muito mais preparado para explorar esse caminho cheio de novidades.

Gostou dessas sugestões? Aproveite para conhecer quais são os maiores empreendedores dos últimos tempos e se inspire!