6 startups com grande potencial de sucesso

Blog English Blog Português (Brasil) Empreendedorismo Inovação & Tecnologia Silicon Valley Startups Inovadoras

Hoje, abrir uma startup é um projeto cada vez mais acessível. Ainda que a empreitada seja bastante desafiadora, vários recursos possibilitam a estruturação de um novo negócio e elevam sua premissa a nível mundial. Quem realmente tem o dom do empreendedorismo consegue guiar sua nova empresa por um caminho de sucesso e muitas conquistas, além de conseguir excelentes investidores dispostos a contribuir com isso.

Para completar, são diversas áreas de atuação para se explorar. Em cada uma, centenas de necessidades precisam ser atendidas, seja para satisfazer um consumidor exigente ou para ajudar a sociedade a se desenvolver. Não é difícil encontrar por aí notícias de companhias que passaram a valer milhões de dólares depois de apresentarem determinadas inovações, e que foram bem geridas para crescer e se manter firme diante da competitividade do mercado. 

Mas em meio a tantas novidades, quais dessas ideias podem realmente mudar o mundo? O que pode realmente ser considerado um diferencial nos dias de hoje? Se você deseja conhecer algumas startups com grande potencial de sucesso, continue a leitura desse artigo!

1. Ebanx

A lista das startups com grande potencial de sucesso começa com uma empresa brasileira: o Ebanx. Localizado em Curitiba, está na ativa desde o ano de 2012. Diferente da maioria dos negócios que começam assim, a startup conseguiu se manter firme sem a interferência financeira de terceiros. Sua principal função é processar pagamentos de companhias estrangeiras que atuam no Brasil e na América Latina.

Mantém escritórios em Curitiba, São Paulo e Londres e têm em sua cartela de clientes empresas renomadas, como o Airbnb, a Sony e o Spotify. Em janeiro de 2018, porém, chamou a atenção do fundo norte-americano FTV Capital e recebeu um aporte de 30 milhões de dólares. O principal investimento será em sua expansão geográfica, que visa atender mais quatro países da América Latina e inclui uma filial em São Francisco.

2. Finless Foods

O ramo da biotecnologia é um dos mais ricos em startups com grande potencial de sucesso. E o exemplo mais recente disso é a Finless Foods, uma empresa ainda em estágio inicial devido à complexidade de suas atividades. Seu objetivo é produzir carne de peixe em laboratório, totalmente apropriada para consumo humano. Parece impossível, não é mesmo? Mas esse processo é extremamente metódico e evolutivo.

A princípio, a organização colhe células-tronco de peixes vivos para iniciar essa transformação. Desse modo, propõe que o consumo desses animais seja mais sustentável e saudável do que é atualmente. Isso tudo sem deixar que o alimento perca suas propriedades naturais, inclusive o sabor, e conserve todos os benefícios para o organismo humano.

3. iFood

Outra empresa brasileira entre as startups com grande potencial de sucesso é o iFood. Apesar de estar desde 2011 no mercado, somente em 2014 a companhia passou por uma forte expansão, o que mostra como os percalços de um novo negócio podem ser longos. Após um investimento de 5 milhões de dólares, o iFood deu uma guinada significativa e agora atende aproximadamente 5 milhões de clientes no Brasil e na América Latina também.

Com isso, rivais surgiram: a norte-americana SpoonRocket, por exemplo, entrou no caminho com a proposta de oferecer um tempo de espera menor para quem pede comida pelo aplicativo. Contudo, um novo aporte de 82 milhões de dólares chegou para firmar o nome do iFood na América Latina e, quem sabe, na América do Norte. Se você considera que esse negócio já está consolidado, saiba que ele ainda pode ir muito mais longe.

4. Improbable Worlds

Agora é hora de falar sobre simulações. Esse é um recurso muito utilizado, desde os campos da medicina até o mundo dos videogames. Por isso, a Improbable Worlds já se destaca como uma das startups com grande potencial de sucesso nesse ramo. Sua premissa é desenvolver um ambiente operacional para que o usuário construa “mundos simulados”. A partir dessa concepção, ele consegue prever comportamentos e interações.

A empresa no momento está voltada para o desenvolvimento de jogos, porém a exigência do mercado já fez com que ela voltasse atenções também para o comércio e a segurança. Isso porque as empresas com esse tipo de atuação também precisam compreender a natureza de cada uma de suas escolhas antes de colocá-las em prática no mundo real.

5. GuiaBolso

Dificilmente você encontrará alguém que não se preocupe em manter o controle financeiro em dia, certo? Essa pessoa, muito provavelmente, já conhece o GuiaBolso, mais uma das startups com grande potencial de sucesso no Brasil. Hoje a empresa já abriga cerca de 3 milhões de usuários somente em nosso país. Essa visibilidade se dá devido ao seu excelente sistema, que agrega contas bancárias e fornece análises de risco sobre empréstimos, juros e investimentos.

O GuiaBolso recebeu o último investimento expressivo no final de 2017. 39 milhões de dólares foram injetados na empresa. Além de implementações em sua proposta original, o próximo passo da startup é criar um cartão de crédito próprio, com benefícios e recursos específicos. É interessante ficar de olho nessa movimentação, uma vez que o setor financeiro é importante para praticamente qualquer tipo de pessoa e de negócio.

6. PSafe

A PSafe se destaca como uma das maiores startups com grande potencial de sucesso na área de segurança digital. São mais de 20 milhões de usuários mensais em seus aplicativos disponíveis para Android. Desse número, a fatia de 4 milhões se localiza somente nos Estados Unidos. Por esse motivo, a companhia passou a priorizar o mercado internacional e logo abriu seu escritório em São Francisco, para ficar mais próxima da realidade que busca.

A PSafe é uma empresa nova, fundada em 2010. Até o presente momento, recebeu apenas cinco rodadas de investimentos. Contudo, a última foi equivalente a 20 milhões de dólares. Com sua crescente expansão, tem atraído atenções e os investimentos externos estão cada vez maiores.

E então, de quais dessas startups com grande potencial de sucesso você já havia ouvido falar? Alguma delas chama mais sua atenção pelo trabalho realizado? E o que você espera de cada uma no futuro? Dê a sua opinião aqui no blog.