6 empreendedores de sucesso que começaram com startups

Para quem tem talento, empreender está cada vez mais fácil e acessível. Hoje, é possível participar de vários cursos em outros países e conhecer de perto a incrível experiência das startups do Vale do Silício. Ao somar essa grande oportunidade a boas ideias, não existe erro: um negócio rentável pode surgir a partir daí.

Mas assim como em qualquer profissão ou ramo de atuação, é importante buscar referências que sirvam como embasamento sólido durante essa jornada. Afinal, nada melhor do que conferir bons exemplos e contar com opiniões de quem já passou por tudo aquilo que você ainda pode passar. Buscar esse tipo de conhecimento é também uma forma de se preparar, seja para o melhor ou para o pior.

Por isso, aqui está uma lista com empreendedores de sucesso que começaram com startups e agora são conhecidos no mercado mundial. Conheça um pouco dessas histórias e descubra como você quer conquistar seu espaço!

1. Julio Vasconcellos, do Peixe Urbano

Julio Vasconcellos é um dos fundadores do Peixe Urbano e é reconhecido com um grande exemplo de empreendedor, daqueles que sabe como ninguém o que fazer para agarrar uma oportunidade. Ele é conhecido por ser um profissional extremamente focado, pois foi para o Vale do Silício, aprendeu com as startups de lá e voltou para o Brasil empenhado em criar a sua própria startup.

Julio soube exatamente como replicar os modelos que viu funcionar ao estudar fora e, devido a excelência com a qual fez isso, conseguiu se manter muito bem no mercado. Em cerca de um ano, ele conseguiu desenvolver sua própria versão do americano Groupon e transformou sua startup em uma das maiores e mais rápidas de nosso país. Com isso, encarou o concorrente estrangeiro dentro de seu próprio território em uma disputa leal. 

2. Romero Rodrigues, do Buscapé

Empreendedores de sucesso não faltam em nosso país e outro ótimo exemplo disso é Romero Rodrigues, criador do Buscapé. Ele teve sua grande ideia ainda na faculdade e deu duro para que ela finalmente fosse ao ar, já que tudo aconteceu em meio a uma bolha de empresas chamadas “pontocom”. Depois disso, alavancou de maneira admirável, como poucas vezes foi visto por aqui.

No ano de 2009, Romero vendeu parte de seu negócio a um grupo de mídia sul-africano denominado Naspers. O valor desse processo? Nada menos do que 342 milhões de dólares. Em aproximadamente 10 anos, o Buscapé passou de uma micro-empresa que visava apenas comparar preços para uma das principais empresas investidoras do mercado de empreendedorismo.

3. Eric Ries, do IMVU

Já ouviu falar do IMVU? Se você gosta de tecnologia, com certeza sabe que essa é uma empresa conhecida pelo conceito de lean startup. Isso significa que ela defende o uso de todos os seus recursos da forma mais eficiente possível. Eric Ries, seu fundador, teve a brilhante ideia de criar um ambiente virtual de encontro em 3D, que a princípio não pareceu um projeto interessante.

Após muitas negativas e depoimentos de investidores que falavam com certeza que seu negócio jamais teria sucesso, Ries permaneceu determinado na execução de seu trabalho e não desistiu. O sucesso veio e, em 2007, ele foi eleito como um dos melhores jovens empreendedores no ramo da tecnologia pela Bloomberg Businessweek. Um grande exemplo de superação.

4. Wences Casares, do Lemon

O argentino Wences Casares é um dos empreendedores de sucesso dedicados a produções de sucesso em série. Ele é considerado referência quando o assunto é pensar grande: lá atrás, no ano de 2001, ele fundou o Patagon, um site voltado para a área de finanças em seu país. Mas, depois de algum tempo, decidiu vender esse projeto e emplacou de vez outras criações muito mais interessantes.

O banco Santander comprou sua empresa por 750 milhões de dólares e, com o dinheiro, Casares investiu em outras startups, como a Bling Nation e a Lemon. A empreendedora brasileira Bel Pesce, já bastante conhecida por suas excelentes decisões, é sua sócia nesse app conhecido como Lemon, também desenvolvido para o mercado financeiro.

5. Tallis Gomes, do Easy Taxi

Sem dúvida alguma, Tallis Gomes é dono de uma das startups mais bem-sucedidas dessa lista. Lançada em 2012, a empresa Easy Taxi tem como premissa ligar taxistas a passageiros que precisam desse serviço. Em formato de aplicativo para celular, o projeto tomou uma dimensão maior do que a esperada inicialmente.

Isso aconteceu devido aos constantes aportes de altíssimo valor que a startup recebe de seus investidores. Agora, são mais de 90 mil taxistas e 3 milhões de usuários nessa rede, que além de se fazer presente em cidades por todo o Brasil, também marca presença em 29 outras localidades em outros países.

6. Drew Houston, do Dropbox

Drew Houston é um dos empreendedores de sucesso mais jovens dessa lista. Criador do Dropbox, ele se formou no MIT e iniciou seu próprio negócio apenas depois de trabalhar em outras startups. Ele é conhecido principalmente por um dom que poucas pessoas nessa área têm: a paciência.

O empreendedor esperou exatamente o momento certo para que sua ferramenta fosse lançada. Embora o armazenamento de arquivos já existisse nessa época, o Dropbox serviu exatamente para otimizar todo esse processo em um momento em que a troca de dados pela internet disparou. Com isso, ele ganhou usuários expressivos e ainda é referência nesse assunto.

E então, o que você acha dessa lista? Se inspira em algum desses empreendedores de sucesso para dar continuidade a seus planos? Tem vontade de abrir sua própria startup? Comente e participe do blog.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *