6 dicas de livros sobre empreendedorismo

Abrir um novo negócio é um grande desafio. Mantê-lo na ativa também. Por isso, é muito importante buscar constantes referências para entender como o mundo corporativo funciona e quais são suas tendências. Mais do que isso, conhecer um pouco mais a fundo a história de grandes empresas e profissionais é uma forma de se inspirar, se manter motivado e encontrar novas maneiras de guiar seu negócio.

Para isso, nada melhor do que reservar alguns momentos do dia e fazer uma boa leitura. Hoje, muitos empresários lançam livros ou têm obras escritas com base em tudo o que já realizaram. Esse hábito também é importante para que você se mantenha atualizado sobre as mudanças do mercado, desconstrua mitos sobre o assunto, descubra dicas para se aperfeiçoar no que faz e comece a aproveitar melhor seu dinheiro e suas habilidades.

Quer conhecer alguns livros sobre empreendedorismo que você precisa ter na estante? Então acompanhe essa lista, escolha seus favoritos e comece agora mesmo essa jornada.

1. Abílio – Determinado, Ambicioso, Polêmico, de Cristiane Correa

O empresário Abílio Diniz é referência para boa parte dos empreendedores brasileiros. Afinal, foi ele quem transformou a rede de supermercados Pão de Açúcar na maior companhia varejista do país. Portanto, esse livro é indispensável para conhecer sua jornada e explorar os bastidores de sua renomada vida profissional.

Além disso, a leitura ainda dá dicas sobre ambição, força e determinação, características essenciais para abrir um negócio próprio. A obra também retrata algumas nuances pessoais de Abílio, como seu papel junto à família e seu perfil firme e destemido, que fez com que ele jamais desistisse de seus planos e sonhos no mundo corporativo.

2. Pense Simples, de Gustavo Caetano

Gustavo Caetano é CEO da Sambatech, uma das empresas mais inovadoras do Brasil e da América Latina. Recentemente, lançou um dos livros sobre empreendedorismo mais interessantes no momento. As páginas abrigam diversas dicas sobre como começar seu negócio e como entender a importância de conservar a simplicidade, a leveza e a agilidade para conseguir bons resultados dentro da empresa.

Gustavo também expõe o que é necessário para ter um perfil empreendedor e mostra que inovar não é tão difícil quando se imagina, desde que você tenha a mentalidade certa. Não é à toa que ele foi eleito como um dos empreendedores mais brilhantes do mundo com menos de 35 anos pelo MIT. Vale a pena tirar um momento para essa leitura e abrir a mente para as possibilidades que você tem em mãos.

3. Empresa Criativa, de Andy Law

A criatividade é, sem dúvidas, um dos principais pilares para se aventurar pelo mundo dos negócios. Por isso, este título faz parte da nossa lista de livros sobre empreendedorismo e merece sua atenção. O autor conta na obra a respeito da trajetória da St. Luke’s, uma famosa agência de propaganda de Londres. Seu grande diferencial era fazer com que toda a equipe trabalhasse sempre com motivação, prazer e paixão.

Assim, a satisfação e a realização seriam sempre parte da rotina da companhia. A leitura é considerada como obrigatório para qualquer futuro empreendedor que queira mudar a sua forma de enxergar novas oportunidades e transformar seu modelo de trabalho em algo realmente melhor. Afinal, não se vai a lugar nenhum sozinho e é preciso descobrir formas diferentes e criativas de envolver quem está ao seu lado.

4. De Zero a Um, Peter Thiel

Você com certeza já realizou uma compra pela internet e pagou pelo PayPal, certo? O fundador da empresa, Peter Thiel, é autor dessa obra, e fala sobretudo sobre como empreendedorismo e inovação estão intimamente ligados. Além de ter criado seu próprio negócio e ficado conhecido mundialmente, Peter também é investidor de startups, como o Facebook.

Por isso, sua experiência também é relatada através desse foco. Ele explica um pouco mais sobre competitividade, monopólio e a necessidade de nunca parar de apresentar coisas novas. Se seu interesse é realmente sair da zona de conforto, explorar novos caminhos e se arriscar, esse pode ser seu guia prático para muitas atividades dentro desse universo.

5. Startup: Manual do Empreendedor, de Steve Blank e Bob Dorf

O mundo das startups oferece um mar de possibilidades. Em contrapartida, pouca gente sabe como sustentar a sua em meio a um mercado que não para de receber novas empresas. Para evitar este segundo caso, este manual pode ser de grande ajuda. Os autores se empenham principalmente em enfatizar a relação importante entre consumidor e companhia e explicam a metodologia Customer Development.

Além disso, dão muitas dicas sobre como ir às ruas para trabalhar sempre com o direcionamento voltado para o cliente. A leitura é um convite para entender como inovar, como surpreender seu público e como convencê-lo de que o que você vende é mesmo o melhor. Uma verdadeira aula de criatividade, inovação e persuasão, especialmente para iniciantes que procuram por bons livros sobre empreendedorismo para se familiarizar com o tema.

6. Jovens Falcões: O Espírito Transformador da Juventude Brasileira, Eduardo Lyra

Eduardo Lyra é um jovem empreendedor e neste livro, além de sua história, ele também conta um pouco mais sobre outros 14 jovens brasileiros que têm ganhado espaço e destaque no mercado. A leitura é inspiradora para quem busca certa motivação para apostar em um novo negócio e enfrenta algumas dificuldades, como não ter dinheiro para começar ou não receber muitos investimentos.

E se você tem mais de 30 anos, a obra também é pra você. Empresários maduros e bem-sucedidos também precisam enxergar o empreendedorismo com um olhar diferente. Por isso, é hora de dar uma chance a essas páginas e perceber que com determinação e esforço, não importa a idade: o sucesso chega.

Como você pode ver, livros sobre empreendedorismo são uma fonte inesgotável de conhecimento. Esses são apenas alguns dos mais importantes, mas você pode dar um pulo na livraria mais próxima para encontrar muitas outras opções que se aproximem mais da sua realidade e de suas áreas de interesse.

Gostou dessas dicas? Quais desses livros sobre empreendedorismo chama mais sua atenção? Já consegui ler algum título? Divida suas impressões e opiniões nos comentários!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *