Dicas de livros de Finanças Corporativas

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva Empreendedorismo Inovação & Tecnologia

Desenvolver uma base e criar um planejamento financeiro é um dos aspectos mais importantes para solidificar e garantir a sustentação de qualquer modelo de negócio. E se aprofundar no assunto, é algo essencial para empreendedores ou profissionais da área de economia, ciências contábeis, finanças e negócios, que buscam aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

Sendo assim, é indiscutível a importância de estudar e se aprofundar no assunto. Você pode realizar alguns cursos, procurar orientação profissional e utilizar a leitura como uma rica fonte de informações. Alguns livros de Finanças Corporativas já se tornaram referência atual e merecem um lugar na sua estante.

Confira dicas de títulos que poderão contribuir bastante para sua evolução profissional e ampliar o seu repertório no assunto.

1. Finanças para Empreendedores e Profissionais Não Financeiros, de Gustavo Gerbasi e Rafael Pachoarelli

Estratégias de negócios dependem de um bom direcionamento das informações contábeis, mesmo que a princípio isso não fique tão claro. Mas é isso que os autores desta obra explicam, em uma linguagem acessível e indicada para profissionais de qualquer setor de atuação que ainda não se sentem muito seguros em mergulhar em suas finanças.

É um conteúdo básico, porém completo, com conceitos de finanças corporativas bem dissecados que auxiliam na tomada de decisões da gestão, de modo a evitar desperdício de dinheiro e gerar investimentos mais assertivos e inteligentes. Vale a pena principalmente para empreendedores que estão investindo agora em sua primeira empresa e precisam ter mais segurança para lidar com esses números tão importantes para o sucesso.

2. Finanças Corporativas Aplicadas, de Aswath Damodaran

E por falar em investimentos, livros de Finanças Corporativas oferecem um excelente parecer sobre o assunto. Especialmente esse, em que teoria e prática se unem nas páginas para que o leitor entenda onde buscar fundos e como administrar corretamente seus recursos sem deixar de atender a necessidades. Tudo embasado em métodos financeiros reais, dentro de análises de cases de empresas que já conhecemos.

O livro trata de maneira mais aprofundada sobre o assunto e quem tem conhecimento matemático consegue aproveitar ainda mais seu tema. Absorver esses conceitos e entender o momento certo de fazê-los acontecer no mundo dos negócios conferem uma grande vantagem ao empreendedor, especialmente para aquele que sabe da importância de cuidar de seu capital de giro e fluxo de caixa.

3. Contabilidade e Finanças para Não Especialistas, de Hong Yon Ching, Fernando Marques e Lucilene Prado

Este título visa desmistificar alguns pontos a respeito da contabilidade financeira e gerencial. O livro aborda alguns assuntos como gestão de caixa e governança corporativa, itens importantes para uma boa administração financeira, mas que nem sempre são entendidas pelo empreendedor de maneira objetiva.

Com a ajuda dessas orientações, fica mais simples entender conceitos financeiros e sua aplicação no dia a dia. Ainda que não seja destinado a especialistas, você pode se aproximar dos conhecimentos de um ao entrar em contato com os ensinamentos contidos nessas páginas. E, se conseguir realmente uma análise prática, colherá ótimos frutos nos negócios e conseguirá alocar de maneira mais sábia seus próprios recursos financeiros.

4. Finanças e Estratégias de Negócios para Empreendedores, de Steven Rogers

Este é um dos livros de Finanças Corporativas indispensáveis para quem quer mais compreensão do tema. Ele enumera algumas aplicações práticas que ilustram perfeitamente a estreita relação entre o universo financeiro e o empreendedorismo. Com uma linguagem mais simples e menos técnica, o conteúdo se apega mais a exemplos, tornando a leitura mais rápida e fácil.

Além disso, o material também apresenta um passo a passo de questões financeiras importantes para que deseja se aventurar e abrir seu próprio negócio, ainda que não tenha assim tanto capital disponível. Uma grande enciclopédia para quem demanda mais praticidade e imediatismo acerca do assunto, sem muitos conceitos e especificidades que porventura possam gerar algum tipo de confusão.

5. Imposto de Renda das Empresas, de Hiromi Higuchi

Deseja entender suas finanças na ponta do lápis? Existem livros de Finanças Corporativas para isso, e este é um dos mais famosos. O autor se propõe a apresentar através de cálculos e lançamentos financeiros tudo aquilo que você precisa saber a respeito de Imposto de Renda, questão essencial para o funcionamento de qualquer companhia.

É possível entender os principais tributos que correspondem a cada atividade do mundo dos negócios, calcular a carga tributária delas e começar a ter uma visão mais detalhada de para onde realmente vai seu dinheiro. Ainda que o assunto seja um pouco mais complexo, é extremamente importante fazer um esforço para compreendê-lo melhor.

6. Matemática para Empreendedores, de James Teixeira

A base das Finanças Corporativas está na Matemática, e não adianta fugir dela. Um bom empreendedor precisa se dedicar a utilizá-la bem, e este livro pode servir como guia neste processo de aprendizado. Quem possui conhecimentos matemáticos relacionados a seu próprio negócio tem muito mais chances de fazer com que ele dê certo, ainda que o mercado esteja um pouco instável.

O autor James Teixeira é um nome importante dessa área de estudos e aqui ele introduz algumas ferramentas matemático-estatísticas importantes ao longo dos capítulos. As explicações são bastante detalhadas para que o leitor, mesmo que nem tão experiente, consiga visualizar o cálculo dentro de sua realidade financeira e compreenda por que ela é importante dentro da gestão administrativa de sua empresa.

Além da leitura, pesquisa e outros materiais de apoio para compreender melhor o assunto, as finanças corporativas, hoje, podem ser estudadas mais a fundo por empreendedores ou profissionais do mercado em cursos de aprimoramento profissional. Um ótimo exemplo disso é o programa executivo internacional de Corporate Finance do LAIOB Experience na Ohio University.

Saiba mais sobre o programa executivo internacional, a universidade, tudo o que está incluso e fale com um especialista.